Como achar fornecedor para lojas de materiais de construção?

Estoque 9 de agosto de 2018

Uma das chaves para o sucesso de um comércio que vende materiais para construção é oferecer produtos de qualidade para seus clientes. Para isso é muito importante escolher com cuidado quem será seu fornecedor. Alguns critérios e informação podem ajudar a achar um bom fornecedor ou fabricante para lojas de materiais de construção.

A importância do fornecedor para o seu negócio

Muitos empreendedores encontram dificuldades na hora de procurar um fornecedor ou fabricante para a sua loja. Afinal, é importante levar em conta uma série de critérios, como qualidade, preço, logística, atendimento, orientação técnica e confiabilidade.

Primeiramente, é necessário definir que tipo de fornecedor você está buscando. No caso de material de construção, poderá ser um fabricante, atacadista ou distribuidor, dependendo da sua necessidade.

Identificar o tipo de fornecedor ideal, como já mencionado, é um fator chave para o sucesso do negócio.

Conforme o tempo de estabelecimento do comércio vai passando, mais e mais fornecedores tendem a aparecer oferecendo seus produtos e serviços. O empreendedor terá que saber como fazer a escolha mais adequada ao seu negócio, considerando a melhor relação custo-benefício possível.

Fornecedor ou fabricante para lojas de materiais de construção: como achar?

Vamos falar um pouco sobre como você pode encontrar fornecedores e quais critérios devem ser levados em conta na hora da tomada de decisão:

  • Nacionalidade

No mundo globalizado em que vivemos atualmente, você pode optar por fornecedores nacionais ou internacionais. China, Índia e Taiwan são mercados bastante procurados hoje pela diversidade de ofertas de produtos e custo.

A opção de compra no mercado internacional, na maioria das vezes, se torna atrativa por questões de custo porque os produtos importados costumam ser mais baratos.

Porém, há que se levar em consideração outras questões, como qualidade do produto e suporte pós venda. Com o passar do tempo e a depender desses e outros fatores, o investimento inicial pode não compensar a eventual dor de cabeça.

  • Internet

Qual é o primeiro lugar que recorremos quando vamos fazer uma pesquisa? O Google, não é mesmo?

Certamente este é um recurso válido para iniciar sua busca por fornecedor. Na rede mundial de computadores, você poderá identificar fornecedores ou fabricantes para os segmentos e produtos que você quer comercializar.

Mas o Google é só o “pontapé” inicial. É importante fazer contato com aqueles que parecem mais adequados para gerar uma oportunidade de conhecer e avaliar o fornecedor mais de perto. Como dizem, nem tudo que reluz na internet é ouro.

  • Diretórios de fornecedores      

Além do Google, na internet você pode encontrar, ainda, os diretórios que são fontes online gratuitas e que contém perfis de uma infinidade de fornecedores ou fabricantes de material de construção.

Quando encontrar um fornecedor que lhe interessa, aproveite para verificar a reputação dele junto aos sites de reclamação. A opinião de quem já comprou com ele pode ser de grande utilidade nesta hora, podendo livrá-lo de uma escolha inadequada.

  • Referências

Geralmente, buscamos a indicação e opinião de algum familiar ou amigo no momento de encontrar um médico, dentista ou algum profissional do qual necessitamos atendimento.

Com fornecedor, as referências podem funcionar também. É sempre bom ter a opinião e o relato de quem já conhece um bom fornecedor. Isso pode até livrá-lo de uma experiência ruim.

Hoje temos as redes sociais à nossa disposição. Nelas encontramos uma série de fornecedores e referências. Este pode ser mais um canal de busca bastante útil.

Pesquise até mesmo entre os fornecedores que você já possui. Certamente, eles não se furtarão em ajudar e indicar outros fornecedores que se adequem ao perfil do seu negócio.

  • Associações

Procure se envolver em associações de classe, como associação comercial ou industrial de sua cidade. Nestes meios você conhece muitos empresários que tanto poderão servir para lhe orientar e trocar ideias sobre o negócio, quanto sugerir bons fornecedores.

Com paciência, pesquisa e muitos contatos, certamente você encontrará os melhores fornecedores para o seu comércio de materiais de construção. Quando encontrá-los, estabeleça vínculos de parceria e confiança mútua. Isso garante a saúde do seu empreendimento e o sucesso em vendas!

A Allchem Química

A Allchem Química é uma empresa fabricante, com sede no distrito industrial do município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul.

Atendemos todo o Brasil através de representantes comerciais e consultores de vendas especializados sempre à disposição dos clientes.

Nossos produtos são amplamente utilizados em inúmeros segmentos de mercado e na indústria.

O comprometimento da empresa com investimentos constantes em novos produtos e negócios, as boas práticas organizacionais e a busca por excelência no atendimento, pré e pós-venda, caracteriza-se como nossa filosofia diária de trabalho.
Faça seu cadastro e compre direto de fábrica!

Leia também:

9 motivos (ótimos) para comprar direto da Allchem

Os 5 principais erros que o lojista comete ao contatar fornecedores

E-book Gratuito: Guia Completo para o Sucesso de uma Loja de Materiais de Construção




Comentários