Quais as soluções de combate à ferrugem?

Loja de Materiais de Construção 31 de outubro de 2018

Se você tem algum negócio ou comércio que lida com materiais de metal, já deve ter percebido que é comum que essas peças fiquem enferrujadas com o passar do tempo.

Fatores como o uso frequente, a exposição constante à chuva e umidade e a falta de cuidados e manutenção fazem com que essas peças se desgastem cada vez mais e desenvolvam a ferrugem nas suas superfícies.

Se você está pesquisando sobre o assunto e quer saber como combater a ferrugem na sua empresa, de forma fácil e prática, este é o artigo certo para você! Confira abaixo.

O que é a ferrugem?

Antes de seguirmos para as boas práticas de como combater a ferrugem, você sabe dizer ao certo como se dá esse processo?

A ferrugem acontece quando o ferro presente no metal entra em contato com o oxigênio presente no ar, causando a oxidação. Logo, esse processo pode acontecer facilmente se a sua peça metálica fica constantemente exposta a chuvas, ou se permanece muito tempo em locais mais úmidos.

Assim, a ferrugem prejudica a peça, deixando-a desgastada e com uma má aparência e, se não tratada, resulta na corrosão do material.

Ainda, a ferrugem pode causar reações alérgicas em pessoas que entrem em contato direto. A ferrugem danifica estruturas podendo, inclusive, comprometer a segurança de instalações e das pessoas com aumento de risco de acidentes.

Vamos aprender como combater a ferrugem?

Como combater a ferrugem?

Fique tranquilo que não será necessário jogar fora as suas peças metálicas, caso elas estejam enferrujadas. Com algumas dicas e soluções práticas, você pode remover a ferrugem facilmente. Confira:

Identifique o local exato

Antes de tudo, é fundamental que você observe e analise muito bem as peças enferrujadas, para identificar os locais exatos onde a ferrugem está atingindo.

Fazer essa identificação é importante para, principalmente, acabar com o problema o mais rápido possível e evitar que a ferrugem se espalhe e prejudique o restante do material.

Removedor Ferrugem e Fosfatizante Allchem

Este produto é uma ótima solução para a remoção da ferrugem. Além disso, fosfatiza a superfície de metais ferrosos, formando uma camada protetiva anticorrosiva e melhorando a ancoragem da tinta de fundo e de acabamento.

Com o Removedor Ferrugem e Fosfatizante da Allchem Química, é possível, de forma prática:

  • Dispensar o lixamento ou jateamento;
  • Dificultar o desenvolvimento futuro de pontos de ferrugem;
  • Preparar a superfície para o recebimento de fundo (primer) e a pintura de acabamento.

Convertedor Ferrugem Allchem

Basicamente, este recurso converte a ferrugem em um fundo (primer), formando uma camada escura protetora. Com ele você também pode fazer a pintura de acabamento diretamente a peça, tornando desnecessária a remoção da ferrugem.

A utilização do Convertedor Ferrugem da Allchem Química traz diversas vantagens no combate à ferrugem, como:

  • Reduz o tempo de execução da tarefa;
  • Proporciona economia em diversos aspectos (mão-de-obra, materiais, tempo…);
  • Dispensa a aplicação de fundo.

E como posso evitar a ferrugem?

As palavras-chave para evitar que os metais sejam deteriorados pela ferrugem são limpeza, proteção e manutenção.

Por isso, proteja as suas peças metálicas com materiais específicos, que impeçam o contato direto do metal com agentes externos que possam provocar a ferrugem ou corrosão, como a exposição ao ar e umidade.

Uma limpeza correta das superfícies das peças também é uma boa prática para evitar a proliferação de ferrugens. É importante higienizá-las corretamente e deixá-las livres de qualquer sujeira ou poeira, graxa, restos de solda ou de uma corrosão já existente.

Além disso, a manutenção do material, como aplicar lubrificantes protetores e reforçar a pintura, também pode ajudar bastante a prevenir ferrugens. Os lubrificantes são indicados, principalmente, para as dobradiças, juntas ou para os rolamentos das peças, para manter seu movimento.

Tintas específicas para peças que estão em constante contato com a água, como a tinta epóxi marinha, também são recomendadas.

Galvanização a frio: a melhor forma de evitar a ferrugem

Diante de todas as dicas, vale ressaltar: a melhor maneira de evitar que as suas peças metálicas enferrujem é colocando uma barreira protetora entre o metal e os agentes externos. Uma forma de fazer isso é por meio do processo de galvanização a frio.

Essa técnica se baseia na aplicação de uma camada protetora de alto teor de zinco que vai atuar como um metal de sacrifício. Ou seja, apenas a camada de zinco oxidará, mantendo o metal intacto.

E uma das formas mais práticas, rápidas, eficazes e com menos custo de fazer esse processo é por meio da galvanização a frio. Você pode saber mais detalhadamente sobre essa técnica em Galvanizador a frio: proteção excepcional contra a ferrugem. Leia também Por que comprar galvanizador a frio com a Allchem é a melhor escolha?.




Comentários