Vantagens da tecnologia no relacionamento com fornecedores

Loja de Materiais de Construção 7 de dezembro de 2018

Quem trabalha com comércio sabe que relacionamento é tudo. Não basta somente pensar em se relacionar bem com o cliente. É preciso dar atenção especial ao relacionamento com fornecedores, garantindo assim uma parceria de sucesso.

Primeiramente, você precisa saber como encontrar um ou mais fornecedores de confiança para a sua loja, formatando assim sua carteira de fornecedores. Em seguida, é hora de buscar as melhores maneiras de manter um bom relacionamento com eles por meio de estratégias diferenciadas e uma gestão bem administrada.

Investir no relacionamento e na gestão de fornecedores é essencial para sempre manter preços mais competitivos e alavancar resultados. Para isso, a utilização da tecnologia é fundamental na medida em que ela oferece ferramentas e vantagens ideais para o seu negócio.

Relacionamento com fornecedores: vantagens de usar a tecnologia

A tecnologia pode trazer muitos benefícios para estreitar e solidificar o relacionamento com fornecedores. Você pode utilizar um sistema de automação comercial e um software de gestão empresarial, o conhecido ERP, para controlar todos os processos da sua loja.

A grande vantagem é a integração de todos os departamentos da empresa, dando melhor entendimento daquilo que deve ser comprado, do giro de estoque até às demais informações financeiras. Vamos entender melhor estas vantagens?

Gestão de estoque

A implantação de um sistema de gestão viabiliza o acompanhamento da carteira de fornecedores, organizando informações como descrição, preços e características dos produtos. Isto torna o relacionamento com fornecedores mais fácil, rápido e confiável.

A gestão de estoque faz todo o controle de entradas e saídas de produtos, eliminando falhas, evitando a ruptura e produtos avariados ou vencidos e agilizando a reposição das mercadorias.

Melhores preços

Se você tiver um controle rigoroso de todos os fornecedores, será bem fácil identificar aqueles que oferecem melhores preços e maior qualidade. O próprio sistema permite que você avalie seus fornecedores e tenha melhor poder de negociação.

Proximidade

A tecnologia aproxima as pessoas. Por meio da Internet, é possível comprar produtos do mundo todo. O e-commerce veio para aproximar clientes e fornecedores, com atendimento dinâmico e facilitado.

Um exemplo é o e-commerce da Allchem. Você pode adquirir os produtos até mesmo via celular e estando em qualquer lugar do Brasil. O relacionamento com os fornecedores é tão facilitado pela tecnologia que a distância física se torna um mero detalhe diante de vantagens como:

Busca fácil

A tecnologia também ajuda a encontrar novos fornecedores, por meio das ferramentas de busca, como o Google. Você pode encontrar fornecedores para todo tipo de produtos que necessitar, inclusive com avaliações. Mas fique atento para não cair em armadilhas. Antes de contratar, procure saber os principais erros que o lojista comete ao contatar fornecedores.

Além de todos os benefícios e facilidades trazidos pela tecnologia, seu comércio pode ter ainda outras vantagens mantendo um bom relacionamento com fornecedores. Um relacionamento de confiança e seriedade oferece melhores oportunidades de negociação e, consequentemente, preços e condições facilitadas.

Ainda, com a gestão sistematizada de fornecedores, você tem um controle mais rigoroso das certificações que avaliam a qualidade dos produtos ofertados.

Agora que você já sabe que a tecnologia pode ser forte aliada na gestão de sua loja, procure avaliar qual o melhor sistema para aperfeiçoar seu relacionamento com fornecedores, melhorar suas vendas e dar um novo gás para o seu negócio.

Se você está pronto para ter um melhor relacionamento com fornecedores, veja agora o Guia Passo a Passo para Comprar Direto da Allchem.




Comentários